quinta-feira, 12 de março de 2009

Aprenda a fazer um olhar misterioso

Receitas para o bem viver?

Para conseguir um olhar misterioso e sensual, Sâmia Maluf ensina a preparar um kajal em casa.

A aromaterapeuta fala da tradição oriental de pintar os olhos.
No Oriente Médio, pintar os olhos é uma tradição que vai além da beleza. Segundo a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf – fundadora e proprietária da By Samia Aromaterapia –, os antigos orientais usavam o Kajal – pó ou bastão para pintar os olhos – como fator de proteção contra doenças oftálmicas e problemas inflamatórios em geral e até contra maus espíritos: “Até hoje alguns povos, como os berberes, povo originário do deserto próximo a Marrakesh, ainda aplicam Kajal nos olhos dos bebês para fortalecê-los espiritualmente”, comenta Sâmia.

Mesmo as mulheres do Oriente Médio, que cobrem o corpo totalmente, usam Kajal para pintar os olhos. “As marroquinas, por exemplo, andam com o corpo todo coberto, mas são muito vaidosas. Véus, burca e trajes escuros só não cobrem os olhos, eis o porquê do uso do Kajal ainda hoje”.

Na Índia, Egito e no Marrocos, entre outros países orientais, usa-se o produto em pó – feito de carvão (carbono) e especiarias bem moídas – e aplica-se com um palito. As próprias orientais fazem seu próprio Kajal em pó. Todas as receitas incluem carvão, ora sozinho, ora com cravo, canela ou pimenta, já que o cosmético tem função bactericida. “A receita mais simplificada utiliza apenas carvão vegetal”, diz Sâmia. Ela dá a dica:

- Triture um pedaço de carvão vegetal até ficar bem moído. É preciso, depois, filtrar o pó em panos finíssimos – cambraia, por exemplo, semelhante à fralda de bebê –, para que não sobre nenhum resíduo que machuque o olho. É imprescindível que o pó fique muito fino. Coloque o pó em um pote pequeno, limpo e tampado.

- Para aplicar, ‘molhe’ um palito de unha arredondado e lixado no pó e aplique-o na parte inferior da pálpebra, com o olho fechado. Pode ser usado tanto na parte inferior quanto na superior dos olhos.

Nenhum comentário: